O que é a lágrima ácida?
A cromodacriorreia , também conhecida popularmente como lágrima ácida, é caracterizada pelo surgimento de manchas escuras logo abaixo dos olhos, que podem variar entre tons avermelhados e amarronzados. Esse fenômeno ocorre por conta dos canais lacrimais mais estreitos que não fazem a drenagem da lágrima de forma adequada.
Apesar de qualquer raça poder desenvolver lágrimas ácidas, algumas raças têm uma predisposição maior por sua anatomia da face – nariz mais achatado e olhos mais proeminentes – e maior quantidade de pelos. As raças shih-tzu, lhasa apso, pug, boxer e pequinês são as mais afetadas quando falamos de cães. Para gatos, a raça persa é a que tem maior ocorrência. Então se seu companheiro é de alguma dessas raças, é bom redobrar a atenção!
Quais são os riscos da lágrima ácida?
Muito mais do que um problema estético, a lágrima ácida não é uma doença em si, mas pode ser um indicativo de alguma condição subjacente mais séria, como infecção ocular, infecção no ouvido ou estresse. Por isso, é fundamental consultar um médico veterinário para identificar a causa específica dessa condição no seu pet.
Como se formam as manchas escuras da lágrima ácida?
Nem sempre há uma razão clínica grave por trás do escurecimento das lágrimas. A coloração é resultado do acúmulo de porfirinas, substâncias ricas em ferro que são liberadas durante a degradação dos glóbulos vermelhos. Nos cães e gatos, a excreção de porfirinas acontece pelas lágrimas, saliva, urina e fezes e, quando há contato frequente com os pelos — especialmente os mais claros —, acabam formando essas manchas escuras.
Por que acontece a lágrima ácida?
A constante umidade na região ao redor dos olhos cria um ambiente propício para a proliferação de microrganismos, intensificando ainda mais a coloração e podendo gerar infecções subsequentes.
Embora não haja um consenso, há indícios de que a lágrima ácida também pode ser agravada por uma dieta desbalanceada, com altas concentrações de ferro, o que pode levar ao acúmulo das substâncias que conferem a coloração escura ao redor dos olhos.
Como cuidar da lágrima ácida?
Para manter a área ao redor dos olhos saudável e minimizar o escurecimento, alguns cuidados são essenciais:
- Higienizar regularmente a região ao redor dos olhos com produtos adequados, observando se há intensificação da coloração;
- Procurar manter o rosto do pet seco, evitando o acúmulo de umidade;
- Investir em uma dieta balanceada com componentes de qualidade superior;
- Ficar atento a sinais de vermelhidão ou irritação, que podem indicar o início de uma infecção. Caso isso ocorra, a orientação de um veterinário é indispensável para evitar maiores complicações.
O que fazer para controle e prevenção da lágrima ácida?
Para controle e prevenção da lágrima ácida, recomendamos o uso do Pure+
Sérum Spray, nosso produto com ativos naturais que inibe o crescimento de microrganismos prejudiciais e auxilia na limpeza da região ao redor dos olhos.
Para utilizar o sérum, borrife duas vezes em um algodão e passe suavemente no local afetado. Repita o processo de duas a três vezes na semana até notar diminuição da coloração. Para manutenção, aplique o sérum no local de uma a duas vezes por semana. Não é recomendado o uso dentro dos olhos.
Quer saber mais sobre os benefícios dos ingredientes naturais nos cuidados com a saúde dos pets?
Então confira também o conteúdo: Produtos naturais na medicina veterinária